16 de jun. de 2012

Nem só de glamour vive a moda brasileira

A São Paulo Fashion Week, este ano, levou para a passarela muito mais do que beleza e glamour. Antenada com as questões que preocupam a indústria da moda brasileira - uma das maiores geradoras de empregos no país -, a semana de moda paulista organizou um manifesto político para expor as dificuldades e tentar buscar soluções para problemas como a falta de mão de obra qualificada e os altos impostos. 


No final do desfile da Cavalera - realizado no último dia do evento - os estilistas se reuniram e, usando uma camiseta com os dizeres "Presidenta Dilma, precisamos falar com você. A moda agradece!", enviaram uma mensagem ao governo, com a intenção de iniciar um diálogo que leve a criação de medidas para tornar a moda brasileira mais competitiva. 


Segundo Paulo Borges, diretor criativo da Luminosidade e organizador do Fashion Rio e da SPFW (na foto acima com Alberto Hiar, da Cavalera), "moda também é uma questão de economia e política. Queremos um projeto de desenvolvimento para o setor. Precisamos de investimentos para competir com o mercado global, que cada vez mais está dentro do Brasil", diz ele.