Fala sério: moda não é só roupa! Na 33ª edição da São Paulo Fashion Week, falar de moda é também falar de economia criativa, artesanato, desenvolvimento sustentável, cultura e muito mais.
Paulo Borges, diretor criativo da Luminosidade e produtor da SPFW e do Fashion Rio, se inspirou no projeto A Gente Transforma - Histórias que Contam, do designer Marcelo Rosenbaum - cujo objetivo é inserir o artesanato no mercado brasileiro e internacional -, para propor a iniciativa como tema da semana de moda paulista (11 a 16 de junho), que acontece no prédio da Fundação Bienal no Parque do Ibirapuera.
Paulo Borges e Marcelo Rosenbaum (foto acima) destacam a importância de propor novos modelos para o desenvolvimento do país, através de ações capazes de transformar realidades e abrir caminhos para que o Brasil construa sua própria cultura de moda. "Temos que nos autorreferenciar. A crise mundial faz com que o Brasil redesenhe o seu papel", diz Paulo Borges.
O projeto A Gente Transforma - Histórias que Contam trabalha para promover, através do design, o desenvolvimento local de comunidades tradicionais do interior do Brasil, Ele trouxe para a SPFW o trabalho das artesãs do povoado de Várzea Queimada, no município de Jaicós, no Piauí, que está em exposição e também a venda no Pavilhão da Bienal.
"A união das habilidades das artesãs de Várzea Queimada com modernas técnicas de design resulta na criação de coleções exclusivas e esteticamente avançadas. O projeto A Gente Transforma - Histórias que Contam é empreendedor e ao mesmo tempo gera impacto social, econômico e ambiental, tendo como plataforma principal o desenvolvimento sustentável", explica Marcelo Rosenbaum.