31 de jul. de 2013

A Semana Mundial de Aleitamento Materno e as mamães famosas que inspiram as mulheres

Com o tema Apoio ás Mães que Amamentam, começa nesta quinta-feira a 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (1º a 8 de agosto). Criada em 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), ela tem como objetivo contribuir para aumentar os índices de aleitamento materno e a criação de bancos de leite para crianças que não podem ser alimentadas por suas próprias mães, em mais de 170 países.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável, e o ideal é que ele seja amamentado exclusivamente pela mãe, no mínimo, até os seis meses de idade. No primeiro ano de vida, o leite materno é fundamental para fortalecer o sistema imunológico do bebê e protegê-lo contra doenças. 


As ações de incentivo ao aleitamento materno vêm sendo intensificadas a cada ano. Um exemplo, são as mulheres famosas que posam para campanhas, postam fotos nas redes sociais e vêm a público dizer que amamentam seus bebês, com o objetivo de estimular outras mães a fazê-lo. 


Uma delas é Kate Middleton, que há poucos dias deu à luz, de parto normal, o príncipe George (foto acima). Segundo a imprensa internacional, a Duquesa de Cambridge amamenta seu filho e segue o exemplo da princesa Diana, que também amamentou os príncipes William e Harry.



No Brasil, atrizes, apresentadoras e cantoras apoiam campanhas para conscientizar as mulheres da importância da amamentação e da doação de leite materno. Entre elas estão Luciana Gimenez (acima), Wanessa Camargo, Samara Felippo, Juliana Paes, Cláudia Leite e Camila Pitanga (abaixo).