26 de fev. de 2013

Gafes, micos e surpresas na grande festa da indústria cinematográfica

As piadas infames de Seth McFarlane, o tombo de Jennifer Lawrence, as gozações em torno do vestido de Anne Hathaway, a aparição surpresa de Michelle Obama, o desabafo emocionado de Ben Affleck e as muletas de Kristen Stewart repercutiram na mídia, entre os altos e baixos da noite do Oscar 2013

A grande festa da indústria cinematográfica, este ano, foi considerada por boa parte da crítica como tediosa, sem charme e sem surpresas. Entre os raros momentos de real beleza e emoção, destacaram-se as apresentações de Shirley Bassey e Bárbara Streisand, estrelas de primeira grandeza da música e do cinema.


Escolhido para ser o anfitrião da noite, o comediante Seth McFarlane pegou pesado nas piadas e chegou a causar constrangimento na platéia. Choveram críticas a performance do criador das séries de TV Uma Família da Pesada e American Dad, acusado de fazer comentários sexistas e incentivar o antissemitismo.


Daniel Day-Lewis (Lincoln) quebrou um record e se tornou o primeiro a levar para casa o terceiro Oscar de melhor ator. Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida) recebeu o prêmio de melhor atriz, enquanto Anne Hathaway (Os Miseráveis) foi escolhida a melhor atriz coadjuvante. Já Christoph Waltz (Django Livre) ganhou sua segunda estatueta como ator coadjuvante.


Surpresa e emocionada, Jennifer Lawrence tropeçou no vestido e caiu na escada quando se dirigia ao palco para receber seu Oscar de melhor atriz, pelo filme O Lado Bom da Vida. Linda em seu vestido Dior, recuperou-se rapidamente e fez graça com o incidente, ganhando a simpatia da platéia.



Anne Hathaway, premiada como melhor atriz coadjuvante por Os Miseráveis, virou piada na internet por causa de seu vestido em tom de rosa nude, da grife Prada, que ressaltava sua magreza e seus seios. 


Michelle Obama, usando um vestido assinado por Naeem Khan apareceu de surpresa na festa, em um telão, para anunciar, direto da Casa Branca, o Oscar de melhor filme, que ficou com Argo. Essa foi a primeira vez que uma primeira dama dos Estados Unidos participou da entrega do prêmio.


Ignorado na indicação para o Oscar de melhor diretor, Ben Affleck subiu ao palco para receber o prêmio de melhor filme, pelo thriller político Argo, que também levou as estatuetas de melhor edição e melhor roteiro adaptado. Visivelmente emocionado, ele desabafou: "Não importa quantas vezes te derrubam na vida. O importante é você se levantar."


Segundo o The Sun, Kristen Stewart machucou o pé ao pisar em cacos de vidro e, por isso, cruzou o tapete vermelho usando muletas. Ela precisou da ajuda de assessores para se locomover, posar para os fotógrafos e apresentar, ao lado de Daniel Radcliffe, o Oscar de direção de arte.

VEJA A LISTA DOS VENCEDORES DO OSCAR 2013
Filme: Argo, de Ben Affleck
Diretor: Ang Lee (As aventuras de Pi)
Atriz: Jennifer Lawrence (O lado bom da vida)
Ator: Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Atriz coadjuvante: Anne Hathaway (Os miseráveis)
Ator coadjuvante: Christoph Waltz (Django livre)
Roteiro original: Django livre
Roteiro adaptado: Argo
Filme estrangeiro: Amor, de Michael Haneke (Áustria)
Fotografia: As aventuras de Pi
Montagem: Argo
Figurino: Anna Karenina
Maquiagem e penteado: Os miseráveis
Documentário: Searching for Sugar Man, de Malik Bendjelloul
Longa de animação: Valente, de Mark Andrews, Brenda Chapman 
e Steve Purcell
Efeitos especiais: As aventuras de Pi
Trilha sonora: As aventuras de Pi
Canção original: Skyfall, de 007 — Operação Skyfall, de Adele
Direção de arte (Design de produção): Lincoln
Curta-metragem de ficção: Curfew, de Shawn Christensen, 
Paperman (animação) e Inocente, de Sean Fine e Andrea Nix (documentário)
Mixagem do som: Os miseráveis
Edição de som: 007 — Operação Skyfall e A hora mais escura